O novo big SUV da Ranger, o Everest, chega com a promessa de não apenas entrar no mercado, mas de liderá-lo, oferecendo uma combinação sem precedentes de luxo, desempenho e tecnologia.
Em uma virada de jogo audaciosa, a Ford se prepara para sacudir o mercado automobilístico brasileiro com o lançamento do novíssimo Everest, um SUV derivado da consagrada picape média Ranger. Este lançamento está aguardando apenas a “carta verde” para confirmar sua chegada em terras brasileiras, mas já é considerado o melhor SUV de picape média da atualidade, com potencial para liderar o segmento dominado atualmente por Toyota SW4, Chevrolet TrailBlazer e Mitsubishi Pajero Sport.
Assim como a Ranger, o Everest ganhou uma nova geração completamente renovada, incorporando todos os acertos da picape e elevando-os a um novo patamar de completude, segurança e luxo. O resultado é um veículo que não só iguala, mas supera a Ranger em diversos aspectos, tornando-o o favorito para liderar o mercado de SUVs derivados de picapes médias no Brasil.
Projeção de fabricação e demanda do Ford Everest
Com grandes chances de ser fabricado na Argentina, a vinda do Everest ao Brasil parece praticamente garantida. A Ford está no momento avaliando a demanda na América Latina para iniciar a produção. No entanto, o sucesso do Toyota SW4 no mercado brasileiro, com mais de 10.000 unidades emplacadas mensalmente, é um indicador forte do potencial de sucesso do Everest por aqui.
Design e dimensões do SUV da Ranger
O novo Everest impressiona com suas dimensões generosas e um design matador. Com 4,90m de comprimento, 2,90m de entre-eixos, 1,93m de largura e 1,84m de altura, e pesando até 2.76kg, ele acomoda confortavelmente 650l de bagagem com a terceira fileira de bancos rebatida. O visual é complementado por uma grade com detalhes cromados e um conjunto ótico full LED adaptativo, além de rodas de até 20 polegadas diamantadas para as versões de topo.
Motorização e desempenho
O Everest deve oferecer as mesmas opções de motorização da Ranger, destacando-se o motor 2.3 de quatro cilindros EcoBoost biturbo a gasolina, que entrega 270 cavalos e 42,8 kgfm de torque, e o motor 3.0 V6 turbodiesel, com 260 cavalos e 60 kgfm de torque. Ambas as versões prometem um desempenho robusto e eficiente, adequado para o perfil do consumidor brasileiro.
No interior, o Everest se distingue pela luxuosidade e pelo acabamento superior, oferecendo uma experiência ainda mais rica que a da nova Ranger. O SUV traz um pacote tecnológico avançado, incluindo teto solar panorâmico, sistema de som premium, multimídia de 12 polegadas na vertical com conectividade sem fio, além de um robusto pacote de segurança que inclui sete airbags, controles de tração e estabilidade, e assistentes de condução avançados.
Preço e disponibilidade
Embora a Ford ainda não tenha confirmado oficialmente a produção do Everest na Argentina, sua chegada ao Brasil é altamente antecipada. Espera-se que o preço do Everest seja competitivo, posicionando-se próximo do Toyota SW4 devido à sua completa lista de equipamentos e tecnologias. Isso coloca o novo SUV da Ford em uma faixa de preço estimada entre R$ 380.000 e R$ 400.000 nas versões mais completas. Mantendo os olhos no horizonte para a confirmação final de sua produção e lançamento, o Everest já desperta grandes expectativas entre os entusiastas automotivos e potenciais compradores.
História do Ford Everest
O Ford Everest, conhecido como Ford Endeavour na Índia até 2021, é um SUV de porte médio produzido pela Ford Motor Company desde 2003. Desenvolvido principalmente para a região da Ásia-Pacífico, com produção centrada na Tailândia, o Everest baseia-se na picape Ford Ranger, adaptando-se ao longo das gerações ao modelo globalmente comercializado T6 Ranger.
Diferentemente da Ranger, que compartilhava semelhanças com a série Mazda B ou BT-50 até 2020, o Everest não possui um equivalente Mazda, visto que não se encaixava na marca. O veículo foi projetado especificamente para mercados asiáticos, destacando-se por compartilhar 60% dos componentes com a Ranger, incluindo o motor turbo-diesel intercooler de 2.5 litros e o estilo exterior da frente até as colunas B.
Ao longo dos anos, o Everest passou por várias atualizações, mantendo-se relevante com facelifts e melhorias em transmissão e motor. A segunda geração, lançada em 2015, baseada na plataforma T6 da Ranger, foi desenvolvida pela Ford Austrália, apresentando um design completamente redesenhado. A terceira geração, revelada em 2022, continua a evolução do modelo, compartilhando muitos componentes com a Ranger P703 e introduzindo opções de motorização mais robustas, incluindo um V6 turbo-diesel, além de melhorias significativas em capacidade de reboque e tecnologias de assistência ao condutor.