Motor rotativo revolucionário da Liquid Piston promete 5X a potência dos motores a diesel

Motor rotativo revolucionário da Liquid Piston promete 5X a potência dos motores a diesel

Carros

A Liquid Piston, uma empresa inovadora no campo de motores rotativos, desenvolveu o motor XTS 210, um motor rotativo sem pistões que opera em um ciclo termodinâmico híbrido de alta eficiência. Com apenas 19 kg e o tamanho de uma bola de basquete, o XTS 210 é capaz de gerar uma potência comparável a um motor a diesel cinco vezes maior em tamanho e peso.

A indústria automobilística pode estar prestes a testemunhar uma revolução com o desenvolvimento do novo motor rotativo da Liquid Piston. Este motor promete oferecer cinco vezes mais potência do que um motor a diesel tradicional, enquanto reduz pela metade o consumo de combustível e as emissões. Esta inovação pode ser um marco no setor, especialmente para aplicações militares, comerciais e aeroespaciais.

O XTS 210 da Liquid Piston utiliza um único rotor para realizar tanto a compressão quanto a expansão do fluido de trabalho. Diferente dos motores convencionais, esse design inovador resulta em maior eficiência e menores emissões.

Eficiência e potência

Com um deslocamento de 210 cm³, o motor XTS 210 pode funcionar com diversos tipos de combustível, incluindo diesel e querosene de aviação. Ele oferece cerca de 20 kW de potência e 29,4 m de torque a 6500 rotações por minuto, números comparáveis a um motor diesel Kohler KDW 13536, que é cinco vezes maior fisicamente e mais de quatro vezes mais pesado.

O design inovador do XTS 210 inclui apenas duas peças móveis principais – um rotor e um eixo – e apresenta câmaras de combustão estacionárias, permitindo alta compressão e injeção direta de combustível.

Aplicações militares e aeroespaciais

O XTS 210 é destinado a aplicações militares, comerciais e aeroespaciais, onde a alta densidade de potência e a eficiência de combustível são cruciais. A Liquid Piston já recebeu um contrato de 9 milhões de dólares do exército dos EUA, elevando seus ganhos com contratos militares para mais de 30 milhões de dólares.

A Liquid Piston planeja entregar um protótipo do XTS 210 em 2024, com aplicações imediatas em geradores portáteis e veículos aéreos não tripulados (VANTs). E claro, o motor está sendo avaliado para uso em uma aeronave elétrica híbrida de decolagem e aterrissagem vertical.

O motor XTS 210 da Liquid Piston representa um avanço significativo na tecnologia de motores rotativos, superando as limitações dos motores Wankel convencionais. Sua capacidade de oferecer alta potência em um formato compacto e leve, juntamente com a flexibilidade para funcionar com diferentes tipos de combustível.

O torna uma escolha promissora para uma ampla gama de aplicações, especialmente em setores onde a eficiência, a portabilidade e a versatilidade são fundamentais. À medida que o mundo se move em direção à eletrificação, o XTS 210 pode servir como uma tecnologia de transição vital, preenchendo a lacuna entre os motores de combustão interna atuais e as soluções de energia do futuro.

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