No universo da robustez sobre quatro rodas, a Toyota acaba de elevar o patamar com o lançamento da Hilux SRX Plus, uma versão ainda mais afeiçoada para o off-road e que se destaca como o veículo mais vendido pela marca em 2024.
A Toyota Hilux, conhecida por ser um verdadeiro “Golzinho” da Toyota no Brasil, surge em 2024 com uma proposta ainda mais audaciosa na versão SRX Plus. Mas o questionamento permanece: vale a pena investir cerca de R$ 10.000 a mais para uma experiência off-road aprimorada? Vamos desvendar os segredos dessa gigante que domina as vendas da Toyota, superando até mesmo o Corolla e o Yaris.
A SRX Plus ostenta uma bitola 14 cm mais larga, garantindo não apenas um visual imponente, mas também uma promessa de desempenho superior no off-road. A altura do solo foi elevada em 2 cm, melhorando o ângulo de entrada e posicionando a Hilux SRX Plus como uma opção robusta para os aventureiros.
Motor da nova Toyota Hilux SRX Plus
A Nova Toyota Hilux SRX Plus, dotada de um motor 2.8 turbo diesel, agora entrega uma potência de 200 cavalos, marcando um avanço significativo em termos de performance quando comparada a versões anteriores. Este incremento não apenas a coloca na vanguarda do segmento de picapes no que se refere à potência, mas também realça sua eficiência e robustez, características essenciais para os aficionados por veículos off-road e para aqueles que buscam um desempenho superior em diversas condições de uso.
Além do mais, a Hilux SRX Plus apresenta um torque de 50,9 kgf.m a 2.800 rpm, acompanhado de um câmbio automático de seis marchas, garantindo uma condução suave e assertiva tanto em terrenos urbanos quanto em desafios mais rústicos. Essa combinação de força e refinamento mecânico contribui para uma experiência de condução mais empolgante e, ao mesmo tempo, eficiente.
Visual e estrutura
Os faróis de LED e as rodas de 18 polegadas mantêm a elegância, enquanto os pneus de uso misto equilibram a performance entre asfalto e terra. Um destaque é o “santo antoni fólio” na traseira, que promete reduzir turbulências e ruídos durante a condução. A capacidade de carga impressiona, mantendo-se fiel à reputação de utilidade e versatilidade da Hilux.
Internamente, a SRX Plus oferece o conforto dos bancos ventilados e a praticidade de um sistema multimídia, embora sem a modernidade de concorrentes como a Ford Ranger. A Toyota optou por manter o design interior familiar, com ajustes elétricos para o assento do motorista e um sistema de som JBL que promete agradar os mais exigentes.
No entanto, a robustez adicional vem com um preço: o conforto no trânsito urbano. A SRX Plus mostra-se mais rígida e propensa a transmitir as imperfeições do caminho, uma característica que pode não agradar a todos. A performance, por outro lado, não decepciona. Com 200 cavalos de potência e um torque de 50,9 kgfm, ela se posiciona como uma das Hilux mais rápidas já testadas.
Preço e posicionamento no mercado
Com um preço aproximado de R$ 335.000, a Toyota Hilux SRX Plus se coloca como uma opção para quem busca uma picape robusta, com um toque extra de capacidade off-road. No entanto, frente a concorrentes como a nova Ford Ranger V6, a decisão fica a critério do consumidor que valoriza tanto a performance quanto o conforto.
A Toyota Hilux SRX Plus é uma resposta da marca aos entusiastas do off-road que não abrem mão da robustez e confiabilidade da Hilux, mas buscam algo a mais em performance e estética. Embora o conforto possa ser um ponto de atenção para o uso urbano, para muitos, o investimento extra será justificado pela promessa de aventuras ainda mais emocionantes.
História da Toyota Hilux no Brasil
A Toyota Hilux iniciou sua jornada em 1968, projetada para combinar a robustez de um veículo utilitário com o conforto de um carro de passeio. Sua origem marca a entrada da Toyota no segmento de picapes médias, com um foco especial na durabilidade e na capacidade off-road. O nome “Hilux” foi derivado da combinação das palavras em inglês “High” e “Luxury”, simbolizando a intenção da Toyota de oferecer um veículo de alta qualidade e luxo.
Ao longo dos anos, a Hilux passou por várias atualizações e gerações, cada uma aprimorando seu design, desempenho e funcionalidades. Na década de 1970, a Hilux já era reconhecida por sua confiabilidade e capacidade de carga, características que a tornaram popular em mercados em todo o mundo, inclusive na América do Sul, África e Ásia.
Chegada ao Brasil
A Toyota Hilux foi oficialmente introduzida no mercado brasileiro na década de 1990, onde rapidamente se estabeleceu como uma das picapes mais confiáveis e desejadas. No Brasil, a Hilux encontrou um terreno fértil, dada a demanda por veículos robustos capazes de enfrentar tanto as condições urbanas quanto os desafios off-road característicos do vasto território brasileiro.
Ao longo de sua história, a Hilux foi pioneira na introdução de inovações tecnológicas no segmento de picapes. Desde as primeiras gerações, a Toyota se empenhou em oferecer melhorias no motor, na suspensão e nos sistemas de segurança, garantindo que a Hilux permanecesse na vanguarda em termos de desempenho e conforto.
A durabilidade e a confiabilidade da Hilux lhe renderam um status quase lendário em diversos mercados. A picape tornou-se não apenas uma ferramenta de trabalho confiável para profissionais de diversos setores, mas também um símbolo de aventura e liberdade para entusiastas off-road ao redor do mundo.