Em um duelo acirrado entre o robusto Volkswagen Taos e o novato Honda ZR-V, ambos na faixa dos R$ 215 mil, descubra qual SUV combina melhor com suas expectativas e estilo de vida, mergulhando em uma análise detalhada que promete esclarecer todas as suas dúvidas.
O embate do século entre gigantes do asfalto acaba de ganhar novos contornos. De um lado, o estreante Honda ZR-V Touring, desafiando o consagrado Volkswagen Taos Highline, em uma luta titânica por um espaço na sua garagem e, quem sabe, no seu coração automotivo. Com ambos rondando a casa dos R$ 215 mil, a pergunta que não quer calar é: qual deles merece a sua preferência?
O ringue dos designers
Não é preciso ser Michelangelo para captar a essência da contenda entre estes dois SUVs. O Volkswagen Taos, com seu design que desafia o tempo, traz linhas refinadas e detalhes cromados que conferem um ar de sofisticação. Por outro lado, o Honda ZR-V parece buscar inspiração em territórios já conhecidos, resultando em uma frente que alguns poderiam chamar de “senhoril”. A questão aqui é: você prefere a ousadia conservadora do Taos ou as reminiscências clássicas do ZR-V?
Quando o assunto é conforto interno, o Volkswagen Taos sai na frente, oferecendo aos passageiros um pouquinho mais de tudo: mais espaço para as pernas, mais altura de teto e, especialmente, uma sensação ampliada de liberdade. O Honda ZR-V, embora competente, parece fazer concessões aqui e ali, resultando em um ambiente que, embora agradável, não chega a surpreender.
Motor do Volkswagen Taos e Honda ZR-V
Aqui, a trama se adensa. Enquanto o Honda ZR-V traz um motor aspirado de 2.0L, entregando 161 cavalos, o Volkswagen Taos aposta em um coração turboalimentado de 1.4L, capaz de gerar 150 cavalos, mas com um torque que promete arrancadas mais ágeis e uma eficiência notável. O duelo se acirra, mas a tecnologia embarcada no Taos parece cantar uma ode à modernidade automotiva.
A briga fica mais intensa quando exploramos o arsenal de equipamentos de cada combatente. O Taos impressiona com seu painel totalmente digital e recursos como o park assist, demonstrando que está pronto para o futuro. O ZR-V, não ficando muito atrás, oferece um conjunto respeitável de assistências ao motorista, mas parece tropeçar na integração e no charme de seus dispositivos.
E o veredicto é…
Após uma análise meticulosa, envolvendo design, conforto, desempenho, equipamentos e, claro, a relação custo-benefício, o Volkswagen Taos se destaca como o grande campeão deste confronto. Não apenas por ser um feito de engenharia e design, mas por encapsular o que esperamos de um SUV moderno: estilo, eficiência e uma dose generosa de tecnologia.
Sobre o Volkswagen Taos
O Volkswagen Taos é um SUV compacto fabricado e comercializado pela Volkswagen, apresentando uma trajetória marcante desde seu lançamento. Inicialmente lançado na China em outubro de 2018 como Volkswagen Tharu, o Taos foi introduzido em outubro de 2020 como uma versão restilizada do Tharu para os mercados da América do Norte, América do Sul e Rússia.
Posicionado abaixo do Tiguan na linha de produtos da marca, o Taos destaca-se por sua plataforma MQB A1, compartilhando várias características com o SEAT Ateca, Škoda Karoq e o Jetta VS5. Conhecido como ‘Projeto Tarek’ durante seu desenvolvimento, o Taos/Tharu é considerado o primeiro produto VW desenvolvido na China a ser vendido fora do país, com projeções de vendas globais anuais em torno de 400.000 unidades. Este veículo simboliza a estratégia global da Volkswagen de oferecer produtos adaptados às necessidades e preferências de diferentes mercados, mantendo-se fiel à sua reputação de qualidade e inovação.
Sobre o Honda ZR-V
O Honda ZR-V, também conhecido como Honda HR-V na América do Norte e China, é um SUV compacto que marca a mais recente expansão da Honda no segmento de crossovers. Produzido desde junho de 2022, o ZR-V se posiciona entre o HR-V/Vezel/XR-V de mercado global e o CR-V, compartilhando sua plataforma com a décima primeira geração do Civic. O desenvolvimento do ZR-V foi liderado por Shuichi Ono, e o modelo foi revelado nos Estados Unidos em 4 de abril de 2022 como a terceira geração do HR-V, diferenciado do modelo global para atender às necessidades específicas dos clientes dos EUA.
As vendas começaram nesse mercado em 7 de junho de 2022 para o ano-modelo de 2023. Lançamentos posteriores em mercados como China e Europa adotaram o nome “ZR-V”, sendo vendido ao lado do HR-V global nesses mercados. Os modelos chineses são produzidos tanto pela GAC Honda (como ZR-V) quanto pela Dongfeng Honda (como HR-V), enquanto os modelos europeus utilizam exclusivamente o trem de força híbrido. O nome “ZR-V” é uma referência à Geração Z, não tendo relação com os microcarros Honda Z.