No Brasil, conhecido como Volkswagen Virtus, o modelo é grande sucesso na Europa
A Volkswagen apresenta o mais recente membro da sua família de sedãs, o novo Polo Sedan, que promete revolucionar o segmento com seu design inovador e recursos avançados na Europa. Com uma estética aprimorada e uma série de atualizações tecnológicas, o Polo Sedan destaca-se como uma opção atraente para quem busca sofisticação e eficiência. Modelo com o mesmo nome já fez muito sucesso no Brasil, porém substituído pelo Virtus, melhorou?
Motor do Volkswagen Polo Sedan
Sob o capô, o Polo Sedan é impulsionado por um motor 1.6 de quatro cilindros a gasolina, capaz de entregar 81 kW de potência e 152 Nm de torque, oferecendo um equilíbrio perfeito entre desempenho e economia de combustível. Com uma transmissão manual de cinco velocidades, o carro alcança uma velocidade máxima de 187 km/h e promete uma eficiência de combustível de 6,5 litros por 100 km, assegurando uma experiência de condução prazerosa e econômica.
Design exterior e interior
O Polo Sedan chega com um visual renovado, incorporando faróis LED de série que garantem uma visibilidade excepcional. A versão Polo Sedan Life distingue-se ainda mais com acabamento em preto brilhante no para-choque e faróis de neblina, adicionando um toque de elegância e esportividade. O modelo é equipado com rodas de liga leve de 16 polegadas, proporcionando uma condução dinâmica e estilosa.
No interior, o Polo Sedan Life surpreende com seu acabamento de qualidade e tecnologia avançada. A cabine conta com uma mistura de plástico resistente e detalhes em couro, além de oferecer quatro janelas elétricas e espelhos laterais com ajuste elétrico. O volante multifuncional revestido em couro artificial e o painel de instrumentos analógico contribuem para uma experiência de condução intuitiva e confortável.
Destaca-se o sistema de infotainment de 10 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, conectado a oito alto-falantes, proporcionando entretenimento e conectividade de alta qualidade. O Polo Sedan Life também oferece controle climático ajustável, portas USB tipo C, e um carregador sem fio para smartphones, garantindo comodidade e praticidade para o motorista e passageiros.
Segurança e comodidade
Em termos de segurança, o Polo Sedan não deixa a desejar, vindo equipado com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, sistema de frenagem multicolisão e monitoramento da pressão dos pneus. Além disso, a câmera de ré facilita as manobras de estacionamento, reforçando a segurança e a conveniência.
Com um preço base de R$ 345.600, o novo Volkswagen Polo Sedan Life representa uma proposta valiosa para quem busca um sedã compacto com estilo, desempenho e tecnologia de ponta. Com sua combinação de design atraente, eficiência energética e recursos avançados, o Polo Sedan está pronto para conquistar as ruas e os corações dos motoristas brasileiros.
Sucesso do Volkswagen Polo Sedan no Brasil
Lançado no final de 2002, já como modelo 2003, o Polo Sedan chegou ao mercado brasileiro para pegar carona no sucesso estrondoso do Polo Hatch. Sua chegada foi marcada por uma inovação significativa, pois trouxe para o Brasil um projeto inteiramente novo, alinhado ao padrão europeu. Isso fez dele o primeiro Volkswagen brasileiro a ser exportado para a Europa, um marco importante para a indústria automobilística nacional.
No cenário brasileiro, o Polo Sedan foi a resposta da Volkswagen ao crescente mercado de sedãs compactos. Mais do que isso, coube a ele a tarefa, ainda que não explicitamente declarada, de suceder o venerável Santana. Apesar de menor em porte quando comparado ao Santana, o Polo Sedan se destacava por seu porta-malas mais amplo (432 litros contra 413 do Santana), qualidade superior de construção, acabamento refinado e um pacote generoso de itens de série.
Entre os destaques estavam a direção eletro-hidráulica e o ar-condicionado, disponíveis tanto na versão 1.6, que entregava 101,5 cv, quanto na versão 2.0, com 116 cv de potência. A versão Highline ainda adicionava computador de bordo, porta-copos retrátil, frisos e maçanetas pintados, entre outros detalhes que elevavam o nível de sofisticação do veículo.
Adicionalmente, o Polo Sedan oferecia uma lista de opcionais que incluía ar-condicionado automático, faróis de neblina, conjunto elétrico completo (trio elétrico) e sistema ABS. Airbags vinham de série na versão 2.0, enquanto as rodas de liga leve eram um diferencial da Highline, com aro 14 como padrão, e aro 15 na versão 2.0.