O Tiguan 2024, então, se posiciona não apenas como um veículo, mas como um marco na contínua evolução da Volkswagen no Brasil.
Após uma temporada afastado do mercado brasileiro, o Volkswagen Tiguan 2024 marca seu retorno. Mas, amigos, nem tudo são flores nesta volta triunfante. Parece que no trajeto, nosso valente perdeu não apenas potência, mas também seu câmbio DSG e a tração integral. Uma espécie de regressão evolutiva que nos faz questionar: “O que restou de bom neste nobre cavalo de batalha?”
Bem, para os curiosos e aficionados, eu digo: há luz no fim do túnel! Mas, para descobrir os contornos dessa esperança, convido-os a uma jornada pelos detalhes do Tiguan 2024, onde não faltará análise e talvez um ou outro momento de reflexão profunda.
Um Tiguan renovado… parcialmente
Apresentando-se em versão única, a R-Line, o Tiguan tenta nos seduzir com seu charme esportivo ligeiramente atenuado por um toque de elegância. As mudanças, embora discretas, conferem ao modelo um ar de modernidade, especialmente em seu frontal, com novos faróis e uma grade que abraça a tecnologia LED. Contudo, sua traseira conserva a sobriedade, com alterações mínimas que mantêm o design coeso e atual.
No reino dos sete lugares, espaço e conforto são reis. O Tiguan não decepciona totalmente, oferecendo uma cabine espaçosa e versátil, capaz de acomodar passageiros e bagagens com uma dignidade razoável. Mas, caros leitores, é na terceira fileira que a realidade impõe seus limites, revelando que nem todo espaço é criado igual, e que, por vezes, negociações são necessárias para a paz entre as pernas dos ocupantes.
Tecnologia
Aqui, o Tiguan faz um malabarismo tecnológico, equilibrando elementos modernos e funcionalidades consagradas pelo tempo. Seu painel, embora acuse o peso dos anos, é reforçado por um arsenal de equipamentos que prometem conforto e segurança. Ainda assim, a sombra da defasagem se faz presente, especialmente na central multimídia, que, embora eficiente, já não brilha tanto diante das novidades do mercado.
Motor do novo Volkswagen Tiguan 2024
Eis o ponto que talvez mais polarize: o desempenho. Com a transição do motor 350 TSI para o 300 TSI, o Tiguan vê sua potência e torque reduzidos, uma sombra que paira sobre sua performance. Mas, não se deixem levar apenas pelas sombras, caros leitores, pois na prática, o Tiguan 2024 mantém uma agilidade e uma leveza na condução que desafiam seus números no papel. Uma prova de que, na engenharia, como na vida, nem sempre os números contam toda a história.
Sucesso e tragetória da Volkswagen no Brasil
A Volkswagen do Brasil, fundada em 23 de março de 1953, é uma das filiais mais importantes do Grupo Volkswagen fora de sua sede na Alemanha. Com uma presença significativa no Brasil, a Volkswagen se estabeleceu como uma das líderes do mercado automobilístico brasileiro, desenvolvendo modelos próprios e variantes adequadas para os mercados da América Latina e África.
A ideia de expandir os mercados para novos países partiu de Heinz Nordhoff, então presidente da Volkswagen na Alemanha, em 1950. A Volkswagen do Brasil começou suas operações em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, montando os primeiros veículos com peças importadas. A meta inicial era alcançar uma produção diária de 150 veículos, mas, sob a liderança de Friedrich Schultz-Wenk, primeiro presidente da marca no país, a produção chegou a 800 carros por dia em 1969.
Inovação e produção
Durante sua existência, a Volkswagen do Brasil foi responsável por diversos lançamentos importantes, como a Brasília em 1973 e os modelos SP1 e SP2 em 1972. A empresa também foi encarregada da produção do Fox para todos os mercados no mundo em que este modelo esteve presente. E, produziu a quarta e a sétima geração do Golf, sendo este último até 2020.
Atualmente, a Volkswagen do Brasil fabrica modelos como Polo, Virtus, Nivus, Saveiro e T-Cross em suas três fábricas de automóveis localizadas em São Bernardo do Campo (SP), São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP), além de uma fábrica de motores em São Carlos (SP).
Presença global
A Volkswagen do Brasil não se limitou ao mercado interno; seus produtos foram exportados para diversos mercados na América Central, do Sul e até para o Canadá. A empresa também marcou presença na Europa, com a inauguração de uma fábrica na Bulgária em 2011, montando três modelos diferentes a partir de kits desmontados.
Sob a liderança de diversos presidentes ao longo dos anos, a Volkswagen do Brasil alcançou marcos significativos, incluindo a liderança na produção de veículos no país e a introdução de modelos icônicos que marcaram gerações. A empresa também se comprometeu com práticas sustentáveis, refletindo a visão global do Grupo Volkswagen em relação à responsabilidade ambiental e social.
A história de sucesso da Volkswagen no Brasil é um testemunho de sua capacidade de inovação, adaptação e liderança no setor automobilístico. Com uma forte presença no mercado brasileiro e uma contribuição significativa para a economia local, a Volkswagen do Brasil continua a ser um jogador chave na indústria automotiva global.