O que fazer em Holambra SP: dicas para curtir a Holanda brasileira

Você está pensando em ir conhecer a Holanda brasileira? Saiba agora o que fazer em Holambra SP, desde os campos de flores ao museu histórico!

Compartilhe:

Aqui você encontra:

o que fazer em Holambra SP. Foto: Pixabay / Tania Parejo
o que fazer em Holambra SP. Foto: Pixabay / Tania Parejo

Sugestões imperdíveis do que fazer em Holambra, merecidamente conhecida como Cidade das Flores

Você certamente já deve ter ouvido falar em Holambra, a Cidade das Flores e sede de um dos eventos mais coloridos do país. Porém, mais do que apenas abrigar a Expoflora, a cidade tem atrações igualmente belas. Prova disso são nossas dicas do que fazer em Holambra.

Primeiro, onde fica Holambra? A cidade fica a cerca de 134 quilômetros da capital, São Paulo, e 40 quilômetros de Campinas. Também fica pertinho de Águas de Lindoia, balneário considerado a capital termal do Brasil.

Ainda que a cidade seja conhecida nacionalmente pela Expoflora, sua arquitetura típica holandesa, bem como museus e monumentos, mostram todo o seu potencial. Para te ajudar com o seu próximo roteiro de viagens, trouxemos dicas imperdíveis do que fazer em Holambra.

Saiba o que fazer em São Paulo sozinho

10 Dicas sobre o que fazer em Holambra SP

Com clima agradável durante todo o ano, com certeza a cidade fica ainda mais linda durante a primavera. Principalmente porque este é o período em que ocorre a Expoflora, mais especificamente, no mês de setembro. Confira as demais atrações.

1. Passear os campos de flores

Antes de mais nada, precisamos falar das flores de Holambra! Afinal, os campos de flores de Holambra são o verdadeiro apelo turístico da cidade. Neles, você encontra rosas, orquídeas, girassóis e outras espécies lindas que mais parecem um tapete colorido.

Quanto custa visitar o campo de flores em Holambra? Inicialmente, há os campos abertos ao público, por exemplo, a fazenda Macena Flores e o Bloemen Park. Neste caso, basta pagar uma taxa de visitação.

Por outro lado, nas plantações particulares, o passeio deve ser contratado em agências especializadas.

Saiba o que fazer a noite em São Paulo

2. Visitar os monumentos

A cidade é cheia de monumentos que remetem à imigração holandesa. A boa notícia é que alguns são gratuitos, portanto, uma ótima pedida do que fazer em Holambra SP. Veja quais são:

  • Portal do Moinho: aparentemente, apenas uma passagem para carros. Porém, o portal marca a arquitetura holandesa justamente por ser projetado em homenagem a um dos fundadores da cidade, Piet Schoenmaker;
  • Moinho Povos Unidos: sabe aqueles moinhos que viraram símbolos da Holanda? Pois é, tem um deles também em Holambra! A construção paulista tem 38 metros de altura e permite uma vista bem bonita da cidade. Você pode subir até o terceiro andar durante a semana e, aos finais de semana, até o quinto. Aproveite para conhecer o museu. Para entrar, é preciso pagar uma taxa de visitação;
  • Portal Turístico de Holambra: toda cidade tem um pórtico de entrada bem característico, né? Em Holambra, não seria diferente! Construído em 2004, é ponto obrigatório para fotos, graças à beleza e detalhes típicos de arquitetura.

Também há o Memorial do Imigrante, logo na entrada da cidade, construído em homenagem aos pioneiros da região. Ah, e ao lado do Moinho Povos Unidos fica o Núcleo de Artesãos de Holambra. Lá, você encontra bordados, porcelanas, bijuterias, brinquedos e lembrancinhas.

Veja o que fazer no feriado em SP

3. Perambular pela Alameda Maurício de Nassau

Aqui, temos a principal via turística da cidade. Nela, está o pavilhão da Expoflora, a prefeitura, Igreja Matriz, além da maior parte dos bares e restaurantes. Além disso, você tem a sombra de guarda-chuvas coloridos pendurados nas árvores. Um charme!

4. Deck do Amor

Enquanto estiver passeando pela alameda, pare no Deck do Amor, inaugurado em 2015 como uma extensão da Praça Vitória Régia. A atração tem a Pont des Arts, de Paris, como inspiração. Por isso, você pode prender um cadeado com o seu nome e do amor para, em seguida, jogar a chave no lago.

Além disso, o deck é cercado por flores, além de um lago e a própria praça. Vira e mexe colocam, também, decorações especiais por lá e não poderia faltar na nossa lista sobre o que fazer em Holambra SP.

5. Boulevard Holandês

Localizado na Rua Dória Vasconcelos, o Boulevard Holandês concentra casinhas pintadas de cores diferentes, ruas de paralelepípedos, além de lojas, bares e restaurantes. Sem falar nos vasos de flores e árvores que deixam a via ainda mais bonita.

Confira o que fazer em Campos do Jordão a noite

6. Parques de Holambra

O que não faltam em Holambra, são parques! Um deles é o Parque Van Gogh, inaugurado em 2018 com réplicas das obras do pintor holandês. Ainda para homenagear o país, tem casinhas temáticas na Orla dos Chalés, bem como o Lago do Holandês. Outros parques e praças da cidade valem a visita, a saber:

  • Praça Bento Euzébio Tobias;
  • Praça dos Coqueiros.

 A praça dos Coqueiros tem um letreiro da cidade, além de fonte e várias árvores para curtir uma tarde fresquinha.

7. Museu Histórico de Holambra

Local ideal para conhecer a história da colonização da cidade e um pouco mais sobre as tradições holandesas. Seu acervo reúne duas mil fotografias, maquinários e réplicas das moradias antigas com objetos de época.

8. Recinto da Expoflora

A Expoflora é, sem dúvidas, o principal evento da cidade. Durante a feira, normalmente realizada no mês de setembro, o público confere exposições de flores e as demais atrações inseridas na programação. Saiba mais sobre o evento aqui.

Porém, mesmo quando não é época da festa, o espaço mantém a parte externa aberta. Nela, há jardins e estátuas, além do Corredor de Guarda-Chuvas.

Confira também: Lugares românticos em São Paulo

9. Passear a cavalo ou charrete

Os passeios a cavalo ou charrete são excelentes opções do que fazer em Holambra SP. Prefira ir em um dia ensolarado para dar uma volta charmosa pelas ruas da cidade.

10. Gastronomia

Holambra tem cervejarias artesanais de renome, como a filial da catarinense Schornstein. Também, a Straat Bier. No quesito comida, há opções como o café da manhã no Pioneiro Café, bares, restaurantes e cafés da cidade para provar o melhor dos doces e típica culinária holandesa.

O que fazer em Holambra SP não falta, ainda que a cidade seja pequena e mesmo não a visitando no período da Expoflora.  Dê uma passadinha no site oficial da cidade antes de embarcar e confira, também, eventos sazonais que, porventura, sejam realizados na época da sua viagem!

Veja também:

Melhores praias do litoral norte de SP

Melhores praias de São Sebastião

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: poraidemochilawp@gmail.com

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: poraidemochilawp@gmail.com