O que fazer em Juquitiba? Confira 6 dicas!

Juquitiba é rica em nascentes e cachoeiras, essenciais para prática do ecoturismo e turismo de aventura em SP. Conheça 6 dicas e se programe!

Compartilhe:

Aqui você encontra:

O que fazer em Juquitiba. Foto: Pexels / Mam NC
O que fazer em Juquitiba. Foto: Pexels / Mam NC

Um município brasileiro com mais de 500 mil quilômetros quadrados, localizado na Região Metropolitana de São Paulo. A cidade conta com uma população de cerca de 30 mil habitantes e é mais conhecida como um destino de ecoturismo e turismo de aventura. Se está planejando uma visita e ainda não sabe o que fazer em Juquitiba conheça um pouco da história.

A história do município data do final do século XIX. Seu nome tem origem tupi-guarani, significando “água que cai em grande quantidade“, em referência às cachoeiras da região. Por isso, Juquitiba também é conhecida pelo carinhoso título de “Terra de Muitas Águas”.

Considerando toda a história do município, não é de se espantar que ele seja um destino turístico interessante para aqueles que estão visitando o estado de São Paulo. A partir daí, surge uma pergunta: quais passeios mais recomendados no município?

Caso ainda não conheça a cidade, saiba o que fazer em Juquitiba separamos dicas com as principais atrações que separamos e boa viagem!

Este é um conteúdo especial elaborado pela equipe do Por aí de mochila para ajudá-lo em seu planejamento para conhecer esse munícipio de São Paulo. Boa leitura!

Confira também: O que fazer sozinho em SP

Confira 6 dicas sobre o que fazer em Juquitiba

Separamos algumas dicas interessantes sobre o que fazer em Juquitiba. Entre atividades para os interessados em aventura e passeios com foco na apreciação da natureza, existe algo para todos os gostos!

1. Praticar tirolesa, arvorismo e rafting

É impossível falar sobre atividades em Juquitiba sem mencionar aquelas pelas quais o município é mais conhecido: o rafting, a tirolesa e o arvorismo! Se você é fã de esportes aquáticos e/ou na natureza, Juquitiba é um dos melhores destinos que pode escolher.

O rafting pode ser praticado no Rio Juquiá, um dos mais importantes da região sudeste do Brasil, abrigando um sem número de espécies de peixes e outros animais. A tirolesa e o arvorismo, por outro lado, são realizados no Sítio Canoar, pioneiro no turismo de aventura.

2. Apreciar a Cachoeira do Palomar

Revisitando o título de “Terra de Muitas Águas”, chegamos ao destino aquático mais bonito de Juquitiba: a Cachoeira do Palomar! Ela pode ser acessada através de uma trilha, o que imediatamente coloca turistas em contato direto com as belezas naturais do município.

A Cachoeira do Palomar é de fácil acesso e conta com várias mini quedas, as quais estão entre as mais belas do sudeste brasileiro. As águas são propícias para a prática do cachoeirismo, com uma natureza preservada que impressiona os turistas. 

3. Visitar a Represa Cachoeira do França

Também chamada de Usina Hidrelétrica Cachoeira do França, a represa está situada na Serra do Mar, sendo formada pelo Rio Juquiá e seus afluentes. O lugar é berço de fauna e flora diversas, além de diferentes estabelecimentos turísticos, como pesqueiros e chalés e não poderia faltas em nossas dicas sobre o que fazer em Juquitiba 2023.

A Cachoeira do França é considerada uma das mais bonitas de São Paulo, atraindo turistas de todo o Brasil. Entre as atividades disponíveis estão a pesca esportiva e os passeios pelas águas. Para aqueles que se interessam pela natureza brasileira, o lugar é um presente! 

4. Fazer uma trilha no Observatório do Turismo de Juquitiba

A sede do Observatório do Turismo de Juquitiba é berço de uma grande reserva de Mata Atlântica, com uma série de atividades possíveis para os turistas que visitam a região buscando apreciar as belezas naturais. Dentre elas, destacam-se as trilhas.

As principais são as trilhas da Carvoaria, da Nascente, do Morro Alto, do Jatobá, do Jabuti e do Mirante. Durante todo o ano, são realizados eventos e atividades diversas, com foco cultural e de incentivo aos cuidados, apreciação e preservação ao meio ambiente.

5. Descobrir o Vila Viking Brasil

A cultura nórdica não tem laços muito estreitos com o Brasil, o que a torna “exótica” para a maioria das pessoas. Justamente por isso, existe grande fascínio pelos vikings e outros povos escandinavos. E se eu contar que Juquitiba traz consigo um pouquinho dessa história?

Eu estou falando da Vila Viking Brasil. Construída como um local de “reencenação histórica” do período da era viking, a vila é a primeira do seu tipo no Brasil e serve primariamente como um museu vivo, com eventos culturais marcados seguindo sua agenda.

6. Se divertir no Viva Ecoparque

Fechando a lista de dicas sobre o que fazer em Juquitiba, está mais uma atividade turística que faz jus ao título de “Terra de Muitas Águas”: o parque aquático ecológico Viva. Naturalmente, ele conta com toboáguas e piscinas de ondas, mas o seu maior charme está no viés de proteção à natureza da região.

Essa característica é vista especialmente nas trilhas pela Mata Atlântica que podem ser feitas em todo o parque. O lugar atende o ano todo e, de acordo com as opiniões daqueles que o visitaram, o atendimento garante que a experiência turística em Juquitiba seja inesquecível.

E essas são só algumas das atividades disponíveis na região de Juquitiba, para aqueles que visitarem a cidade em qualquer época do ano. O acesso fácil é garantido pela Rodovia Régis Bittencourt (BR 116), a qual conecta São Paulo à Curitiba e corta o município.

Se você está planejando uma viagem para Juquitiba, não deixe de aproveitar todos esses passeios e tirar muitas fotos! As belezas naturais e as possibilidades de aventura do município são abundantes, com paisagens que você com certeza vai querer revisitar!

Veja também:

O que fazer no feriado em SP

Onde passar o natal em SP

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: poraidemochilawp@gmail.com

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: poraidemochilawp@gmail.com