Principais pontos turísticos de São Paulo. Foto: Pexels / sergio souza

Principais pontos turísticos de São Paulo para você se apaixonar pela cidade

Destinos

A maior cidade do Brasil se revela em cada um dos principais pontos turísticos de São Paulo

A maior cidade do Brasil, a quarta maior metrópole, terra da garoa, Sampa… São Paulo tem muitos nomes, rostos, culturas e movimentos. Com tantas faces e tamanho, fica até difícil saber por onde começar entre os principais pontos turísticos de São Paulo

Para se ter uma ideia, a estimativa é de que, na capital paulista, haja cerca de 12,4 milhões de pessoas. Com isso, se mantém como a cidade mais populosa do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O caldeirão de culturas, com nordestinos, europeus, asiáticos e africanos, por exemplo, mostra um pouco de sua história e características dos principais pontos turísticos de São Paulo. E engana-se quem acha que, para conhecê-los, é preciso gastar muito! 

Quais são os principais pontos turísticos de São Paulo

As opções de pontos turísticos em São Paulo são, com certeza, infindáveis! Afinal, tem atrações para todos os bolsos e estilos. Para te ajudar a organizar seu roteiro, confira algumas dicas imperdíveis na cidade.

1. Edifício Copan

Uma das atividades que mais entrou em destaque, nos últimos tempos, é avistar a capital paulista das alturas. E a experiência fica ainda mais especial quando envolve o simbólico Edifício Copan.  

A maior estrutura armada do país foi projetada por Oscar Niemeyer e tem, nada menos, que seis blocos, 30 andares, 1.160 apartamentos e até um centro comercial. O terraço é aberto à visitação, porém, por agendamento.  

Além do Copan, também dá para subir ao topo de outros prédios, por exemplo: 

  • Edifício Itália 
  • Banespão
  • Edifício Martinelli

Neles, há cafés, restaurantes e opções para curtir o happy hour com uma vista imbatível.

2. Estação da Sé

Assim como em outras capitais do mundo, as estações de metrô também entram entre os pontos turísticos de São Paulo. Entre elas, a Estação da Sé, que fica sob a praça de mesmo nome e, hoje, é a mais movimentada da metrópole. Para se ter uma ideia, cerca de 536 mil usuários passam por ali, todos os dias. 

Porém, ela não é a única estação que atrai visitantes. Temos, ainda, a  Estação da Luz, que abriga o Museu da Língua Portuguesa e dá acesso à Pinacoteca do Estado. E, a Estação Júlio Prestes, casa da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

3. Ponte Estaiada

Por que não falar de monumentos simbólicos como alguns dos principais pontos turísticos de São Paulo? Cenário de telejornais e novelas, a Ponte Estaiada liga o Brooklyn ao Complexo Viário Real Parque, cruzando o Rio Pinheiros. 

Inaugurada em 2008, a ponte é a única no mundo com duas curvas ligadas a um mastro só, simbolicamente projetado em formato de X. Além disso, tem 136 metros de altura e duas pistas de 1.400 metros, cada.

4. Praça da Sé

Marco Zero de São Paulo, a Praça da Sé é o símbolo do Centro Velho. Nela, estão importantes atrações da capital, como a Catedral Metropolitana da Sé. Aliás, o próprio Centro Velho é uma viagem pela História. Ali, ficam:

  • Pateo do Collegio;
  • Mosteiro de São Bento;
  • Praça da República;
  • Teatro Municipal;
  • Viaduto do Chá.

Vale fazer um tour a pé pelo Centro Velho para ver todas as atrações bem de pertinho.

5. Parque do Ibirapuera

Nenhuma lista dos principais pontos turísticos de São Paulo que se preze deixa o Parque do Ibirapuera de fora! Uma das áreas verdes mais importantes da cidade tem, para se ter uma ideia, 1,6 milhões de m². 

Além das quadras poliesportivas, pistas de cooper, ciclovia e lagos artificiais, reúne ainda o Museu de Arte Moderna (MAM), o prédio da Bienal, o Planetário, entre outros importantes prédios públicos.

6. Avenida Paulista  

Ícone da capital, a Avenida Paulista consegue mesclar o novo e o antigo. Ao longo de sua extensão, estão arranha-céus e, também, prédios históricos. Para exemplificar, estão a Casa das Rosas, o Itaú Cultural e a Japan House.

7. MASP

Também na Avenida Paulista, fica o emblemático Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o Masp. A importante instituição cultural tem acervo com cerca de dez mil obras, incluindo 73 esculturas de bronze de Edgar Degas (aliás, é uma das quatro no mundo com uma coleção deste porte).

8. Theatro Municipal

Um dos teatros mais importantes do país, o Theatro Municipal teve, como inspiração, a Ópera de Paris. Foi palco da Semana de Arte Moderna e, claro, de espetáculos de renome. No subsolo, o Bar dos Arcos é badalado e oferece drinks diferenciados.

9. Museu do Ipiranga 

Recentemente reinaugurado após reforma, o Museu do Ipiranga tem prédio imponente e jardins inspirados no Palácio de Versalhes. No acervo, mais de 125 mil peças de diversas fases da história brasileira, inclusive integrantes da Revolução Constitucionalista de 1932.

10. Mercado Municipal

Não tem como ir passar pela metrópole sem comer um sanduíche de mortadela do Mercado Municipal. O dos principais pontos turísticos de São Paulo, o Mercadão, como é conhecido, tem uma fachada bem bonita, além do interior repleto de vitrais. 

No primeiro piso, ficam quiosques que comercializam os mais variados itens, como frutas, verduras, carnes, artesanato e embutidos. Já no segundo piso, restaurantes típicos e contemporâneos. Ah, e não deixe de experimentar também o pastel de bacalhau! 

Bem do lado, se estende a famosa Rua 25 de Março, meca do comércio popular da capital. Aliás, descendo a rua você chega direto ao mercado. 

11. Vila Madalena

A charmosa Vila Madalena tem lojas de decoração, bares, brechós, antiquários e prédios bem característicos. Por isso, virou um dos principais pontos turísticos de São Paulo. Sem falar nos artistas de rua. É lá que fica também o Beco do Batman, com grafites e trabalhos de arte variados.  

12. Bairro Liberdade

O cantinho japonês de São Paulo é cheio de lojas e decorações temáticas, por exemplo, as luminárias japonesas. Ainda, restaurantes típicos, infinitas lojas e os famosos karaokês. Para conhecer mais sobre a comunidade, visite o Museu Histórico da Imigração Japonesa.

13. Rua Augusta

Por fim, a Rua Augusta tem, ao mesmo tempo, lojas, boutiques, bares, boates e uma vida noturna agitada. Deste modo, é figura fácil entre os principais pontos turísticos de São Paulo.  

Já fez seu roteiro pelos principais pontos turísticos de São Paulo? Por certo, uma só viagem não permitirá conhecer tudo o que a cidade oferece, mas já dá um gostinho da imensidão que é a querida Sampa!

Veja também:

Confira o que fazer a noite em São Paulo

Conheça as melhores praias do litoral norte de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *